Desigualdade, solidariedade e virtude cívica


Quais as consequências de uma sociedade extremamente desigual como a que vivemos no Brasil? Os desdobramentos econômicos já são bastante discutidos, porém existem também consequências morais e políticas que são menos debatidas.

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Para entender um pouco mais sobre esse assunto leia o trecho do livro de Michael J. Sandel (Justiça – O que é fazer a coisa certa). O autor é professor em Harvard e sua matéria é uma das mais concorridas entre os alunos daquela universidade.

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 “Existe um (…) importante motivo de preocupação com a crescente desigualdade na vida americana [e em todos os países do mundo]: um fosso muito grande entre ricos e pobres enfraquece a solidariedade que a cidadania democrática requer. Eis como: quando a desigualdade cresce, riscos e pobres levam vidas cada vez mais distintas. O abastado manda seus filhos para escolas particulares (ou para escolas públicas em subúrbios ricos), deixando as escolas públicas urbanas para os filhos das famílias que não tem alternativa. Uma tendência similar leva ao afastamento dos privilegiados de outras instituições e de outros serviços públicos. Academias privadas substituem os centros recreativos e as piscinas comunitárias. Os empreendimentos residenciais de alto padrão tem segurança própria e não dependem tanto da proteção da polícia. Um segundo ou terceiro carro acaba com a dependência do transporte público. E assim por diante. Os mais ricos afastam-se dos logradouros e dos serviços públicos, deixando-os para aqueles que não podem usufruir de outro tipo de serviço.

Surgem então dois efeitos negativos, um fiscal e outro cívico. Primeiramente, deterioram-se os serviços públicos, porque aqueles que não mais precisam deles não tem tanto interesse em apoiá-los com seus impostos. Em segundo lugar, instituições públicas como escolas, parques pátios recreativos e centros comunitários deixam de ser locais onde cidadãos de diferentes classes econômicas se encontram. Instituições que antes reuniam as pessoas e desempenhavam o papel de escolas informais de virtude cívica estão cada vez mais raras e afastadas. O esvaziamento do domínio público dificulta o cultivo do hábito da solidariedade e do senso de comunidade dos quais depende a cidadania democrática.

Portanto, afora suas consequências sobre a utilidade ou o consentimento, a desigualdade corrói a virtude cívica.” (Sandel, , 2015, p. 328, Cap 10 – A Justiça e o bem comum)

 

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