Pra entender definitivamente política liberal x desenvolvimentista


É simples.
Basta ler 3 matérias.

A primeira do Fernando Dantas> Link aqui.

Essa do Mangabeira: Link aqui.

E várias do Nassif.

Primeiro do Fernando Dantas

“Assim, a receita é fundamentalmente a de reformas institucionais e política econômica ortodoxa e liberal, de tal forma que a economia consiga obter o máximo a partir de condições que impõem claras restrições: a ideia é não jogar todas as fichas na indústria, mas ainda assim melhorar suas condições de competitividade; não esperar taxas asiáticas de poupança e investimento, mas  incrementar as duas; reconhecer o crônico problema de um setor grande de serviços pleno de segmentos atrasados, mas lutar por um aumento gradual e generalizado de produtividade. É uma agenda que reconhece limitações e não tem a ambição de provocar uma arrancada fulminante rumo ao desenvolvimento pleno, mas que pelo menos tenta restabelecer as condições para uma trajetória gradualista de convergência.

Pelo lado desenvolvimentista, há a ideia de que o manejo correto (para os que pensam desta forma) de variáveis macroeconômicas básicas, como câmbio e juros, associado a políticas comercial e industrial adequadas (como a coreana) poderia restaurar um crescimento mais robusto e sustentável. A fracassada nova matriz econômica do governo Dilma foi uma tentativa deste tipo, mas alguns heterodoxos acham que o fiasco deveu-se a erros de implementação e à falta de uma aposta ainda mais ousada nesta estratégia.”

Agora a do Mangabeira Unger

O ponto 1 é incrivelmente didático. A política neoliberal não vai fazer o Brasil crescer pois restringir subsídios e reduzir o tamanho do Estado não bastam quando não existe dinheiro fácil no mundo.

O ponto 3 é o melhor que já vi. As ideias liberal tendem a não dar certo pois focam serviços públicos APENAS nos mais pobres e obriga a classe média a arcar com parte dos serviços que ela usa do Estado. É aqui por exemplo que surge a ideia de privatizar universidades públicas. Esse ponto explica aquela imagem que viralizou nessas eleições: a esquerda faz emprego crescer, povo pensa que ficou rico, passa a votar na direta, daí a direta ferra com a classe média.

 

E algumas perdidas do Nassif:

Anúncios

Sobre othiagosabe

um conceito
Esse post foi publicado em Artigos & Opiniões. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s