Método SQR3 – leitura, aprendizagem e revisão acelerados


Compartilho aqui essa interessante ferramenta de aceleração de leitura, aprendizado e revisão voltado especialmente para livros-texto e artigos acadêmicos. Método que vem sendo utilizado nas universidades americanas.

O vídeo e a transcrição do pessoal da Mais Aprendizagem. Excelente fonte de informação sobre aprendizagem e autodidatismo.

“Sem tempo de assistir? Leia a transcrição!

Olá tudo bem!

Aqui é Ana do Mais Aprendizagem e hoje nós vamos ter uma vídeo-aula um pouco diferente. Na verdade é a continuação da vídeo-aula da semana anterior.

Essa vídeo-aula é sobre a técnica SQ3R. Então só para lembrar o SQ3R é um acrônimo que ilustra as cinco etapas de uma técnica de estudo muito usada nas universidades americanas para estudar textos didáticos.

Então a primeira etapa é você dar uma varrida por cima, sobrevoar o texto, lendo os títulos, subtítulos, olhando as legendas, os gráficos e eventualmente lendo um bloco de texto ou outro. A ideia aqui é somente despertar a sua curiosidade.

Na segunda etapa você vai realmente focar naquilo que você quer descobrir no texto. Então você vai partir para a etapa de questionar. Assim você vai questionar o que aquele título ou subtítulo está sugerindo para você.

Só depois é que você vai fazer uma releitura do texto de maneira mais completa e de preferência bem ativa. Nesta etapa você pode ir marcando palavras-chave de coisas que podem te ajudar depois na próxima etapa.

Então a próxima etapa é a etapa da reprodução. Como eu disse na aula passada eu sou fã de reproduzir em mapas mentais. Você também pode reproduzir oralmente, pode fazer um resumo.

Você pode escolher outra técnica para reproduzir. Como eu gosto de mapas mentais então irei reproduzir através de mapas mentais.

E finalmente vem a parte da revisão. Depois que você passa por tudo isso é bom você dar um tempo e em seguida revisar. Esta revisão, na minha opinião, não pode ser uma vez só. Neste caso é recomendável que a revisão aconteça várias vezes. Isso a gente vai discutir mais para frente.

Bom, então vamos ver a aplicação do SQ3R na prática. Para fazer isso eu escolhi este livreto aqui que é da biblioteca mente cérebro sobre criatividade. É a primeira vez que estudou abrindo o livro.

Neste primeiro momento eu dou uma olhada nos autores dos artigos. Pontuo alguma coisa que me chama atenção e resolvo trabalhar com o primeiro artigo.

Antes disso eu dou uma lidinha no prefácio. Aqui você pode notar que eu já estou fazendo uma espécie de pesquisa não do artigo específico que vou trabalhar. A ideia aqui é facilitar o estudo do artigo que eu escolhi para estudar.

Então a forma de leitura é essa, você vai passando e vai sublinhando. Agora sim eu começo a ler o artigo. Então você vê que eu só leio os textos destacados. Algumas caixas que tenham algum texto diferenciado.

Aqui a leitura é rápida. Assim nesta leitura rápida eu vou sublinhando algumas palavras-chave que me chame atenção. Aqui não tem muito capricho e nem muita pena do livro, pois você perde muito tempo.

Aqui tenho mais uma legenda e mais um texto destacado que eu vou ler. Observem que este vídeo está acelerado, eu não leio tão rápido assim, bem que gostaria. Aparece um título e mais um trechinho de texto.

O segredo aqui é sempre ler ativamente, ou seja, eu vou pensando no que estou lendo e no que vale a pena sublinhar. Este texto parece que tem mais coisa para sublinhar pelo menos no início. Aqui aparece mais uma caixinha de texto destacado.

Vou continuando assim lendo rápido, rabiscando mesmo. E ai acabou o artigo. Assim acabou a fase do sobrevou.

Em seguida ao sobrevou vem à fase do questionamento. A ideia aqui é você rever o que você se acabou de ler no sobrevoo e dar uma olhada em que tipo de questão vem na sua cabeça.

Vou passando e olhando. Por exemplo, nesta página aqui as coisas que eu poderia fazer na minha vida para ser mais inovativa, ter mais sucesso nesta questão da criatividade. Então estou aqui pesquisando opções. Aí fiquei curiosa em saber: Por que as pessoas ativas vivem melhor?

Então eu queria entender as razões das possíveis perguntas. Ele fala da importância da informação. Desafios para o cérebro. Aqui fiquei curiosa em saber quais tipos de desafios é mais interessante para você desenvolver a criatividade.

Este bloco de texto está diferenciando que tipos de desafios que você pode enfrentar. Ele também fala dos perigos do brainstorming como uma ferramenta de criatividade.

Aqui ele chama atenção para algumas coisas bem interessante que tem haver com as relações sociais que se estabelecem dentro de um brainstorming. São coisas que me chama atenção e já me prepara para passar para uma leitura mais profunda.

Eu não vou mostrar aqui toda a gravação da leitura profunda que fiz porque vai ficar muito longa e é uma repetição do que eu já fiz na parte do sobrevoo.

É uma leitura ativa que você vai lendo com certa velocidade, pois você não tem todo tempo do mundo. Aqui você vai sublinhando palavras-chave que serão importantes para a próxima etapa.

A próxima etapa é a etapa da reprodução. Então agora eu vou mostrar aqui rapidinho o início da confecção do mapa mental a partir daquilo que eu li. Então o que eu tenho aqui é aquele livreto aberto para mim com tudo que eu já tinha sublinhado.

Aqui eu vou passando e organizando a informação no mapa mental. Então para construir os ramos principais eu vou olhando o sobrevoo que eu fiz e de repente já começo a detalhar.

Esta forma de reprodução é importante por que força a você raciocinar sobre o que você leu para estruturar a informação. Enfim eu não vou mostrar aqui toda a construção do mapa. Porém, vou mostrar agora no seu formato final.

Então aqui está o mapa que resultou da leitura daquele texto. Observe que interessante que eu resumi o livro inteiro em uma folha. É um mapa denso de informação.

Observe também que o mapa possui poucos desenhos porque era mais para mostrar um exemplo mesmo de como que era a parte da reprodução. Na hora de revisar eu vou revisar somente o que estiver neste mapa.

Este procedimento facilita muito a minha revisão porque eu extrair o que era mais importante para mim do texto. Eu posso fazer várias revisões, uma revisão de um mapa deste leva 10 minutos se você entendeu direitinho o que você estava fazendo.

Então esse é na prática um método SQ3R. Eu vou encerrar por aqui porque já está um pouquinho longo. O que eu quero fazer na próxima vídeo-aula é voltar para a pergunta que motivou mostrar este método para você. A ideia é responder a pergunta: Este método funciona?

Enquanto isso, eu gostaria muito que você colocasse o seu comentário lá embaixo do vídeo de preferência lá no blog http://www.maisaprendizagem.com.br para que a gente possa ver ai como isto está funcionando para você.

Você aplicou? Funciona ou não? Por que não funciona? Então, enquanto eu não dou a minha opinião sobre o funcionamento ou não deste método eu espero a opinião de vocês.

Agora é preciso que seja uma opinião fundamentada. É preciso aplicar o método, pelo menos uma vez, para sentir como ele funciona para você.

Então eu fico esperando os comentários e até a próxima.

Tchau!!”

Sobre othiagosabe

um conceito
Esse post foi publicado em Técnica de Estudo. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

