Método Aprendizagem Espaçada


Compartilho aqui o Método aprendizagem Espaçada.

Desenvolvida na Inglaterra pretende, se valendo do técnicas da neurociência, acelerar o aprendizado e fixação de conteúdo entre os alunos. Mais um Vídeo e transcrição do site Mais Aprendizagem. Recomendo!

Sem tempo de assistir? Leia a Transcrição.

“Oi tudo bem!

Aqui é Ana.

Hoje eu vou falar sobre uma técnica de aprendizagem que foi proposta na Inglaterra alguns poucos anos atrás.

Esta técnica já fez bastante sucesso por lá e é tanto que já está sendo exportada para outros países.

Esta técnica se chama aprendizagem espaçada e que não deve ser confundida com a técnica repetição espaçada.

A técnica de aprendizagem espaçada foi criada pela neurociência.

Vou começar esta vídeo-aula apresentando o que é exatamente está técnica.  Ao contrário de sistemas de repetição espaçada que são sistemas de aprendizagem que usam um espaçamento no tempo também.

A técnica de aprendizagem espaçada é usada em um bloco de estudo. Este bloco começa com 15 a 20 minutos de aula intensiva . Aula cheia de informação. Logo em seguida começa um intervalo de 10 minutos. Alguma atividade física, alguma brincadeira.

A terceira parte seria mais 15 a 20 minutos com o mesmo conteúdo da primeira aula. Aula aqui deve ser mais interativa.

Depois deste tempo você tem novamente um intervalo de 10 minutos e ficar trabalhando com qualquer outra coisa.

Finalmente tem mais 20 minutos de aula que seria resolver problemas.

O intervalo precisa ser respeitado para que ocorra a aprendizagem espaçada

Agora eu vou contar um pouco como surgiu esta técnica.

Em 2005 saiu na Scientific American uma pesquisa sobre a formação de memória de longo prazo através de experimento com ratos (utilizando neurônios de ratos).

Uma pessoa chamada Paul Kelley que na época era o diretor da Escola Secundária Monkseaton. Ele viu esta reportagem e como professor de ciências fazer um plano de aula sobre a aprendizagem espaçada baseado nesta ideia.

A questão principal aqui foi conseguir ensinar um volume maior de conteúdo em menos tempo possível.

Os resultados foram surpreendentes.

Como posso usar esta técnica em minha aprendizagem como autodidata?

A primeira coisa seria usar aulas gravadas. Uma dica para criar uma intensidade de aprendizagem é acelerar o áudio ou vídeo.

Uma outra ideia para criar uma aprendizagem espaçada são os livros.  Quem conhece o vídeo-aulas já algum tempo sabe que os livros são meus professores. Se você não conhece esta história vá la no blog e tenta achar estas histórias de aprendizagem.

Uma coisa interessante sobre os livros é que se você estiver trabalhando com os livros didáticos, em geral, tem exercícios. Se você está fazendo um curso em vídeo, em geral tem alguma proposta de atividade.

O cérebro busca por atividades novas. Então fazer pequenas anotações, fazer pequeno mapa mental para reforçar a memorização das coisas que estou estudando.

Se você tem muito conteúdo para estudar faça a técnica da aprendizagem espaçada e relate lá no blog, pois estou muito curiosa para saber.

Agora eu vou falar de algumas impressões para mim. A primeira vez que usei a aprendizagem espaçada utilizei a ideia do intervalo. Neste intervalo fazia tarefas bobas/chatas. No caso aqui fui arrumar a minha mesa.

A minha mesa é sempre muito caótica. Como estou lidando com muita coisa ao mesmo tempo fica meio caótica. A mesa possui computador, tablet, disco rígido, papéis.

Eu nunca quero perder tempo em arrumá-la. Então no intervalo da aprendizagem espaçada eu vou arrumar a mesa. Aqui tem que tomar cuidado e preciso voltar novamente para estudo.

Este método de estudo é bem menos cansativo.  Você memoriza mais em menos tempo.

Você tem que acreditar que é importante parar. Também você deve acreditar que é importante repetir.

Espero que você usem esta aprendizagem espaçada e me contem como está sendo esta experiência.

Eu vou voltar aqui e vou relatar mais algumas experiências. Estou bolando outras experiências bem interessantes.

Por enquanto eu vou ficando por aqui. Gostaria de receber os comentários. Se você gostou do vídeo dê um joia para gente no Youtube.

Compartilhe com seus amigos para que eles também saibam formas de mais eficientes de estudar.

Eu vou ficando por aqui. Até mais!!”

Sobre othiagosabe

um conceito
Esse post foi publicado em Técnica de Estudo. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

