Atendimento na pré-escola: Maranhão 4o melhor do país.


Lembram de uma entrevista de José Sarney, presidente do Senado, dizendo que o IBGE tem 3.000 índices e que todos os estados tem alguns indicadores bons e outros ruins?

Recentemente o IBGE divulgou dados sobre mais um índice: Taxa de atendimento na pré-escola. Esse indicador mede percentual de crianças com idade de 4 e 5 anos matriculadas na educação infantil (pré-escola), e tem como base dados do Censo do IBGE de 2000 e 2010. Este nível de ensino tornou-se obrigatório em 2009. É mais que um direito das crinanças, é dever da administração muncipal oferecer vagas e dos pais e responsáveis matriculá-las.

Na matéria completa, a responsável pelo Movimento Todos pela Educação fala dessa importante conquista que é o país estar dando atenção à educação infantil ao afirmar que “na última década, houve um aprofundamento e uma proliferação de estudos que comprovaram o impacto da educação infantil no futuro da criança. É um investimento muito rentável do ponto de vista cognitivo, do desenvolvimento social e econômico. Quanto mais cedo a criança entra na escola, maior é o retorno daquele investimento”.

Houve inclusive mudanças culturais onde “muitas famílias não consideravam importante mandar os filhos para a escola antes do ensino fundamental, já que a pré-escola era vista apenas como um espaço para a criança brincar”.

O blog de Luís Nassif dá o título de “As sementes da revolução silenciosa” para essa matéria por considerar que este é o tipo de política que tem impactos revolucionários no nível da educação de um povo, e apesar disso recebe pouca divulgação, repercutindo pouco na sociedade.

Pois bem. O Maranhão se saiu muito bem nesse indicador. No ranking nacional ficou com 4o melhor índice de atendimento na pré-escola, com taxa de atendimento de 88,2% de crianças entre 4 e 5 anos. Acima de todos os ricos estados do Sul e Sudeste.

Note que dos 10 primeiros colocados, 8 são estados nordestinos. A seguir o ranking por Estado.

image

Parabéns aos estados do Nordeste, região que ficou em primeiro lugar dentre todas regiões do país.

E especialmente ao Maranhão (com seus 88,2%) entre Top 5 do país.

Que estas realmente sejam as sementes de uma revolução na educação em nosso país.

Observação: a introdução falando sobre o Sarney foi mera provocação 😀

Link:

http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-03-29/atendimento-de-criancas-na-pre-escola-cresceu-mais-de-55-na-ultima-decada

Anúncios

Sobre othiagosabe

um conceito
Esse post foi publicado em Artigos & Opiniões. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s