Nova economia x Velha economia


Do Livro “Os bastidores da Internet no Brasil”

A nova economia é seleção da Holanda de 1974. Essa veio e mudou a maneira como se compete. Porque faz as mesmas coisas que as outras, mas faz melhor e faz mais rápido. Nova economia representa produtividade.

A velha economia é seleção brasileira de 1970.

Hoje estar pronto para se adaptar é mais importante do que ter um plano de negócios sólido. Antes os investidores aceitavam colocar dinheiro numa empresa que planejava ter fluxo de caixa positivo dentro de três anos. Depois da do estouro da Bolha das Empresas de internet esse prazo caiu para um ano se tanto. A palavra de ordem tornou-se o path to profitability (caminho para lucratividade).

Fatores especiais do setor de tecnologia. Nesse mundo as empresas podem ser divididas em três categorias:

1. Empresas comuns que destinam 1% do faturamento em tecnologia.

2. As mainstream adopters que chegam a direcionar 4% das receitas para TI

3. E as early adopters ou grandes consumidoras de tecnologias, que investem em até 12% do seu faturamento atual na área high tech, categoria onde se encontram a maior parte dos bancos, instituições financeiras e empresas de telecomunicações.

Por fim, existem as start-up’s e as empresas pontocom que chegam a investir nada menos que 200%-300% de seu faturamento em tecnologia. Ou seja, comprometem um dinheiro que não possuem – e por isso, entre outros fatores, tem dificuldades de fechar suas contas.

Mesmo quando uma empresa de internet começa a ter resultado positivo e equilibrar suas contas, o investimento em TI chega a quase 40% das receitas. Ou seja, há um sério comprometimento com a inovação. Há preço alto a ser pago por liderar uma onda de mercado.

Outro fato novo trazido pela dita Nova Economia é a questão da velocidade. Agora predomina a visão de curtíssimo prazo, não só na hora de produzir e realizar as coisas, mas também na hora de cobrá-las.

Anúncios

Sobre othiagosabe

um conceito
Esse post foi publicado em Artigos & Opiniões. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s