Efeitos da colaboração em massa na Economia


Para compreender as novas possibilidades abertas pela tecnologia precisamos antes entender como evoluiu a presença e o uso de computadores e as novas possibilidades abertas para a vida das pessoas.

A 1ª onda foi a massificação do uso de computadores, inicialmente nas empresas e escritórios, e posteriormente na casa das pessoas. O uso de computadores permitiu realizar tarefas e organizar as informações de maneiras totalmente novas, o que gerou um grande salto na produtividade das empresas.

A 2ª onda foi a massificação da internet. Os computadores podem fazer muitas coisas, mas conectados uns com outros podem fazer ainda mais. A Internet trouxe novas aplicações conectando não só computadores, mas também pessoas, empresas, governos, organizações civis, etc. ao redor do mundo. Isso gerou um novo salto de produtividade na economia. Hoje nenhuma empresa que se preze pode estar fora da internet.

A 3ª onda é massificação da colaboração. Computadores disponíveis facilmente, difusão da internet banda larga e novas ferramentas de colaboração geram saltos ainda maiores na produtividade da economia. Seja através de incentivos monetário ou não-monetários, as pessoas estão colaborando e produzindo conjuntamente produtos, serviços e inovação. A informação se propaga numa velocidade impressionante. Novos valores como abertura e transparência facilitam essa propagação o que expande os benefícios para todos os setores econômicos. Exemplos dessa 3ª onda estão descritos a seguir.

Um programador finlandês chamado Linus Torvalds desenvolveu a base de um sistema operacional trabalhando nas horas vagas. Depois divulgou esse software num grupo de discussão formado por outros programadores de modo que seus colegas pudessem contribuir com melhorias e descobrir possíveis falhas. O uso desse sistema operacional difundiu-se rapidamente e ele conquistou significativa participação no mercado de servidores e computadores pessoais. Esse software se chama Linux, um sistema operacional totalmente gratuito.

Como é possível que pessoas que não se conhecem pudessem colaborar de maneira tão significativa a criar um programa que rivaliza em pé de igualdade com sistemas operacionais pagos caríssimos como Windows?

Outro exemplo é a iniciativa conhecida como InnoCentive, uma organização que fez a ligação entre grandes empresas e inventores de todo o mundo. Funciona da seguinte maneira: uma empresa precisa de solução para um problema e oferece o desafio através do site com uma premiação em dinheiro para as melhores contribuições. Profissionais ou inventores de todo o mundo se registram no site e podem enviar suas soluções e tentar concorrer aos prêmios. Logicamente além do fator financeiro existe a necessidade que as pessoas têm de contribuir para algo significativo e também em obter o reconhecimento de seus pares.

O último exemplo da colaboração em massa é a Enciclopédia On-line Wikipedia. Os estudantes e universitários já a conhecem e utilizam em suas pesquisas. O que muitos não sabem que é ela é resultado da contribuição de voluntários espalhados por todo o mundo. Qualquer pessoa pode inserir um novo conteúdo ou editar conteúdo existente. Dados do site indicam que existe mais de 3 milhões de colaboradores. E o mais impressionante ainda: estudos indicam que a pertinência dos conteúdos é muito similar ao conteúdo da tradicionalíssima Enciclopédia Britânica. Com a vantagem de ser um serviço totalmente gratuito.

A idéia da colaboração não é nova, mas as ferramentas hoje disponíveis permitem maneiras inovadoras de trabalhar, buscar a inovação e cooperar com parceiros. Seja permitindo a produção colaborativa do software, conteúdo enciclopédico e acessando conhecimento de especialistas espalhados pelo mundo a colaboração em massa expande as fronteiras das empresas e organizações, aumentando por conseqüência a produtividade de toda a Economia de maneiras que apenas estamos começando a descobrir.

por Thiago Silveira

Anúncios

Sobre othiagosabe

um conceito
Esse post foi publicado em Artigos & Opiniões. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s