O sub20 do Vasco podia ser melhor


do blogdacolina.com.br

por Eduardo Leao

Vascaínos e Vascaínas,

Tivemos em 2011 um ano excelente para o futebol do Vasco da Gama.

Bem, essa afirmação é uma verdade relativa. Se considerarmos o nosso time de futebol principal, não tenho dúvidas de que é uma verdade absoluta porém o futebol do Vasco é maior do que o seu time de futebol profissional. Só para ilustrar o que eu estou falando: os três maiores artilheiros de todos os tempos do Campenato Brasileiro são jogadores formados nas nossas categorias de base, a saber: Roberto Dinamite, Romário e Edmundo. Tal fato não é pouca coisa e isso deve nos encher de orgulho tanto quanto muito títulos que já ganhamos.

Eu tenho algumas divergências em relação a opinião da maioria dos torcedores quando o assunto é nosso time de juniores.

A primeira delas é atribuir integralmente o insucesso do time em diversas competições ao técnico Galdino. É verdade que o trabalho do nosso técnico do Sub20 não tem sido um primor tecnicamente, nem taticamente, portanto podendo ser questionado e até substituído, o que não é difícil de ser feito, porém estaremos resolvendo apenas uma parte do problema. O técnico tem sua responsabilidade mas entendo que estamos falhando muito “fora de campo” também. Já falei em outras oportunidades que em todas as competições depois da primeira fase do campeonato carioca não havia sequer um lateral direito disponível no elenco e isso não foi culpa do Galdino.

Outro fator sintomático, eu relato através de uma observação que fiz de entrevistas após o primeiro jogo do Campeonato Brasileiro no Sul: Um jogador adversário foi perguntado se o campo, que era de grama sintética, estava atrapalhando o desempenho e ele respondeu que o time havia feito um período de adaptação naquele mesmo gramado artificial. A mesma questão foi colocada a jogador nosso, Marlone se não me engano, e  ele respondeu que estava prejudicando pois só vieram a conhecer o local naquele jogo. Esse tipo de planejamento precisa partir não só do técnico mas principalmente do seu superior (supervisor/gerente) que deve liderar o planejamento. É necessário que o(s) dirigente(s) da base dê condições para que o técnico e o time possam desenvolver melhor o seu trabalho.

Entendo que demitir o técnico pode ser necessário, sim, porém tal providência será apenas uma cortina de fumaça e os problemas sérios continurão se mudanças mais profundas não forem feitas na gestão das categorias de base. Não falo só de troca de pessoas mas sim um aprimoramento da filosofia e das práticas que são realizadas atualmente.

Minha outra divergência, parcial nesse caso, é da ideia de que “time da base não é para ganhar títulos mas sim para revelar jogadores”. Fazer jogadores e nada mais faz total sentido para times de empresários como Desportivo Brasil, Art Sul, Roma e tantos outros que tem como único propósito o comércio de pés-de-obra, o que é legítimo, diga-se de passagem.

É óbvio que o cerne do trabalho de base é formar jogadores e isso não se discuti. Baseado no aspecto completo da concepção de “formação” é que eu não consigo conceber, num clube com as características do Vasco da Gama em termos de história, paixão e grandeza, formar bem um atleta sem que ele se acostume a ser campeão. Na minha visão passa pela construção de um atleta vencedor fazer com que ele queira e seja campeão desde bem novo. Logicamente, como na educação dos filhos, isso precisa ser passado de uma maneira saudável e com muito cuidado para meninos que estão apenas começando sua vida esportiva, sem perder o foco principal que é formar pessoas de bem.

Saudações Vascaínas e boa sorte ao nosso amado Vasco em 2012.

Carlos Leão /+/

@carlosleaojr

Anúncios

Sobre othiagosabe

um conceito
Esse post foi publicado em Artigos & Opiniões. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s